Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página
Cursos

CURSOS

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 17h08 | Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 09h30 | Acessos: 885

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

O Curso Técnico em Meio Ambiente, visa à formação de um profissional capaz de coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais, elaborar relatórios e estudos ambientais, além de propor medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados, bem como de executar sistemas de gestão ambiental, dentre outros.

 Acesse o Projeto Pedagógico do Curso

 

TÉCNICO EM FLORESTAS

Objetivo do curso:

 O curso técnico em florestas tem o objetivo de formar profissionais qualificados para planejar e executar atividades voltadas à produção e beneficiamento de recursos florestais e promover o desenvolvimento sustentável a partir do manejo e conservação de florestas.

 Áreas de Atuação:

A formação de Técnico em Florestas caracteriza-se pela atuação do profissional frente aos recursos florestais sob quatro perspectivas fundamentais: Silvicultura, Manejo florestal, Tecnologia de produtos florestais e Ambiência.

A Silvicultura é o ramo da ciência florestal que envolve todas as ações voltadas ao cultivo de espécies florestais, desde a coleta de sementes, produção de mudas até a implantação de povoamentos florestais, seja para fins produtivos ou de proteção.

O Manejo florestal, por sua vez, está relacionado com as intervenções do ser humano em florestas nativas ou plantadas com objetivo de extrair os recursos florestais de maneira eficiente e sustentável. Envolve desde ações de inventário e modelagem da produção florestal até medidas destinadas ao aumento da produção e qualidade dos produtos florestais.

A Tecnologia de produtos florestais refere-se à todos os processos de industrialização e beneficiamento dos produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, com objetivo de aumentar a eficiência destes processos, reduzir os desperdícios e identificar novas possibilidades de uso para os recursos florestais.

Por fim, a Ambiência compreende as estratégias de manutenção de áreas florestais para garantir a conservação de ecossistemas, com toda sua biodiversidade e funções ecológicas de regulação climática, proteção de recursos hídricos, ecoturismo, dentre outros.

 

Coordenação do curso:

Coordenador: Prof. Alberto Bentes Brasil Neto.

Coordenador Substituto: Prof. Cássio Furtado de Lima

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos Importantes:

PPC Técnico em Florestas

Orientações Projeto Integrador

Termo de responsabilidade para aulas práticas

 

 

Fim do conteúdo da página