Servidores do IFPA participam de Curso de Iniciação ao Audiovisual

• Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h44
  • Última atualização em Quinta, 20 de Julho de 2017, 13h54

No período de 09 a 13 de maio de 2016 o Instituto Federal do Pará, através da Coordenação de Arte, Cultura e Desporto da Pró-Reitoria de Extensão e da Divisão de Produção Audiovisual e Apoio a Educação a Distância do Campus Belém – DPAED, realizou o Curso de Iniciação Audiovisual para Servidores. Com o propósito de capacitar seu público-alvo e estimular a produção audiovisual nos diversos campi do IFPA, o curso contou com programação teórica e prática e foi ministrado pelo técnico em audiovisual Carlos André Mendes, do Campus Belém e pelo colaborador Lériton Brito.

A produção audiovisual representa uma importante ferramenta de comunicação na atualidade. Dominar este instrumento possibilita interação e disseminação de conhecimento com os mais diversos públicos, especialmente o público jovem.

Gravar videoaulas, produzir vídeos educativos e tirar fotos de qualidade para informativos institucionais eram alguns dos objetivos dos diferentes participantes do curso, que encontraram na capacitação a oportunidade de adquirir conhecimento, tirar dúvidas e manusear câmeras, filmadoras, microfones e acessórios. Tudo para interagir ainda mais com o público-alvo da Instituição: os estudantes.

José Victor Neto, professor de Língua Portuguesa do Campus Abaetetuba, inscreveu-se no curso para agregar qualidade ao projeto “Cinemaeduca”, desenvolvido em seu campus. “O projeto visa a criação de material audiovisual pelos alunos, só que a gente fazia isso de uma forma um pouco amadora, com alguns colaboradores, mas faltava essa formação teórica e prática voltada para o cinema. Então a gente veio justamente para buscar essa formação aqui e conseguimos: o curso foi um sucesso. A gente está muito feliz porque conseguimos solucionar algumas dúvidas que a gente tinha em relação a equipamento, a manuseio, a edição e nos sentimos bem mais preparados pra fazer um trabalho mais completo, mais maduro", afirma o docente.

Além de aprender conceitos, ter contato com equipamentos e conhecer um pouco sobre edição de vídeos, os participantes puderam colocar em prática o que aprenderam na produção de um curta metragem, exibido no último dia do curso.

Aproximadamente 20 servidores se inscreveram, dentre docentes e técnicos administrativos dos campi Abaetetuba, Ananindeua, Breves, Bragança, Castanhal, Itaituba e Rural Marabá, além de estagiários da Assessoria de Comunicação do Campus Belém e da Reitoria.

Texto: ASCOM - IFPA
Foto: Samiles Sales

Assista as produções dos participantes do curso:

Veja as fotos do curso

Assunto(s): IFPA , audiovisual , curso