Alunos dos cursos Técnico em Florestas e Técnico em Agroecologia tem aula prática de limpeza do terreno e preparo do solo

• Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 09h21
  • Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 16h31

WhatsApp Image 2022 05 11 at 16.26.26

No dia 11 de maio de 2022 ocorreu na área externa do IFPA Campus Óbidos uma aula prática integrada, ministrada pelos professores Paulo Ivan Lima de Andrade (Engenheiro Florestal, Mestre em Ciência Florestal) e Uemeson José dos Santos (Engenheiro Agrônomo, Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares). Participaram da aula os alunos das turmas do 2º e 3º ano do curso Técnico em Florestas Integrado e também os alunos da turma do 2º ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado.

O objetivo da aula foi demonstrar operações de limpeza de terreno e preparo do solo. Por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Óbidos, a Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (SEURBI) disponibilizou dois tratores agrícolas, sendo um acoplado a uma grade aradora e o outro a uma roçadeira hidráulica. Dois funcionários da empresa Saram - Serviços Especializados Ltda, terceirizados do campus, demonstraram a operação de limpeza utilizando ferramentas manuais (Foice e Roçadeira manual).

Na oportunidade o professor Uemeson Santos fez uma breve explanação sobre o preparo do solo, destacando seus objetivos e aplicações. Os funcionários da empresa Saram explicaram o funcionamento da roçadeira manual, seus principais componentes, cuidados e Equipamentos de Proteção Individual - EPI. Já os funcionários da prefeitura explicaram o funcionamento da grade aradora e da roçadeira hidráulica, suas principais regulagens e cuidados.

Durante a demonstração de cada equipamento, os estudantes fizeram medições da área trabalhada e do tempo gasto, com objetivo de calcular o rendimento operacional das máquinas e também do trabalho braçal de limpeza do terreno. O conhecimento destes parâmetros é importante para a tomada de decisão e planejamento de projetos agrícolas e florestais, onde o técnico deve escolher um ou outro método para realização de operações de campo, levando em conta questões como custo, disponibilidade de mão de obra, ergonomia e segurança no trabalho, objetivo e qualidade do trabalho final.

Os professores Paulo Ivan e Uemeson Santos agradecem ao apoio prestado pela Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da SEURBI, e também aos funcionários da empresa Saram - Serviços Especializados Ltda.

WhatsApp Image 2022 05 11 at 16.32.08 WhatsApp Image 2022 05 11 at 16.32.40

WhatsApp Image 2022 05 11 at 16.33.08 WhatsApp Image 2022 05 11 at 16.37.05