SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

• Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 17h27

Sistemas Superior

Objetivo do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo formar profissionais capacitados em consonância com o perfil do egresso, expedido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), disponível no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016), bem como a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002, que regula este tipo de curso.
Os profissionais com a titulação de tecnólogo em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são dominadores e conhecedores das muitas linguagens que permeiam o universo da tecnologia da informação e comunicação, com competências para engenharia de sistemas computacionais, sejam estes desenvolvidos para os mais diversos domínios e plataformas.

• Ensino Médio completo;

Tempo (regime) de curso

• 3 (três) anos;
  • 40 vagas.

Perfil do profissional

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas volta-se para a construção de um profissional autônomo com sólida formação tecnológica, humanística, critica e ética, capaz de identificar e responder aos desafios e necessidades da sociedade local ou mesmo nacional, pautando-se no incentivo à produção e à inovação científico-tecnológica, para geração de bens e serviços e suas respectivas aplicações nas demandas sociais, no mercado de trabalho; seja na esfera pública ou privada, seguindo as demandas identificadas.

Segundo Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), disponível no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016), estão associadas ao profissional graduado as ocupações: 2124-05 -Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 2124-05 -Tecnólogo em Processamento de Dados, sendo estas as ocupações que este tipo de profissional pode exercer ou tem relação ao perfil profissional do egresso.

Os cursos de tecnologia devem dar suporte à educação continuada, onde o estudante possa seguir nos estudos, em níveis ascendentes ou complementares a suas demandas. A formação tecnológica proposta no modelo curricular deve proporcionar ao educando conhecimentos técnicos e bases científicas para:

• 1. Analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação;
  • 2. Avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, como as linguagens de programação e bancos de dados;
  • 3. Coordenar equipes de produção de softwares;
  • 4. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Dessa forma, o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de atuar dentro dos campos de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria em empresas de tecnologia e na indústria de forma geral, sendo públicas, privadas ou mesmo institutos e centros de pesquisa ou instituições de ensino. Estas, mediante formação requerida pela legislação vigente e articuladas às necessidades locais e regionais, reconfigurando-se e ampliando-se conforme as novas demandas no mundo do trabalho.

Coordenação do Programa:

Título do Profissional: TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS