Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente participam do lançamento do projeto de conservação de quelônios “Carapaça Pauxis”

• Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 09h44
  • Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 09h45
imagem sem descrição.

Na última quinta-feira (01/12), os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, em conjunto com alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino do município de Óbidos, estiveram participando do lançamento do projeto “Carapaça Pauxis”, que atuará na conservação de espécies como a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), tracajá (Podocnemis unifilis), pitiú (Podocnemis sextuberculata) e cabeçudo (Peltocephalus dumerilanus). O projeto é uma inciativa da Prefeitura de Óbidos e será executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o objetivo do projeto, discutir conceitos voltados à conservação e preservação do meio ambiente e em como a inciativa irá contribuir para o combate à predação e a venda ilegal desses animais. Como atividade prática os alunos acompanharam a fase de plantio dos ovos, com a preparação das covas e o plantio de mais de mil ovos.

A atividade foi acompanhada pela professora Celyane Batista Brandão, da área de biologia, pela professora Hozana Raquel de Medeiros Garcia e professor Dianes Gomes Marcelino, da área de engenharia ambiental. Ao final da atividade todos os participantes receberam certificados de participação.

Egressos em ação

Durante a atividade de lançamento do projeto de conservação de quelônios “Carapaças Pauxis” foi apresentada as equipes da Semma responsáveis pela coordenação e execução do projeto e demais setores do órgão. Dentre os membros da equipe, cinco profissionais são egressos do curso técnico em meio ambiente do IFPA Campus Óbidos, demonstrando a força do Instituto para formar mão de obra qualificada para atender as demandas locais e da área de abrangência da instituição.

chamado 1172    chamado 1173