Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico IFPA Campus Óbidos

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 09h15 | Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 12h01 | Acessos: 1014

IMG 20221207 173655577 HDR 

 

O IFPA – Campus Óbidos foi criado nesse contexto pela terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, em 16 de agosto de 2011, atendendo ao conjunto dos critérios definidos pelo Governo Federal. Este Campus do IFPA surge da necessidade de ofertar Educação Profissional Técnica e Tecnológica, pública, gratuita e de qualidade, que contemplem a área de atuação da Rede Federal de Educação Profissional Técnica e Tecnológica, nos diversos níveis e modalidades de ensino.

O início das atividades letivas estava previsto para o dia 23 de abril de 2012 com a seleção de 70 candidatos em edital de no 02/2012 para o IFPA, Unidade Avançada de Óbidos – Campus Santarém, lançado e publicado em 31 de janeiro de 2012, com dois Cursos Técnicos Subsequentes: o Curso Técnico em Geologia e o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Porém, tais cursos não foram ofertados no período previsto.

Contudo, por determinação do Magnífico Reitor tais cursos foram ofertados no segundo semestre de 2013, oportunizando matrícula àqueles alunos selecionados nos respectivos cursos, em edital já citado. Para cumprir o determinado e considerando que o IFPA – Campus Óbidos ainda não tinha quadro de pessoal efetivo ou contratado, a sua Direção assumiu a responsabilidade, por meio de uma força-tarefa, de encontrar meios para a viabilização dos Cursos em referência.

A partir do início das atividades letivas e da regularização do quadro funcional do IFPA – Campus Óbidos, outros cursos serão propostos pelos profissionais em educação a partir de demandas levantadas na microrregião de Óbidos, no Arranjo Produtivo Local – APL e da observação de suas potencialidades, considerando o que for demandado em Audiência Pública.

Assim, em processo contínuo, o IFPA – Campus Óbidos fará prevalecer a sua razão de ser, ofertando educação em todos os seus níveis, desde os cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, passando pelos Cursos Técnicos de Nível Médio até a Formação Superior com cursos de Tecnologias e/ou Licenciaturas, Pós-Graduação Latu Sensu e Strictu Sensu, Mestrado e Doutorado.

Fim do conteúdo da página
-->